2021-06-27

Pues, não estou muito feliz aqui com o blog. Às vezes quero postar umas microbestagens, e aqui não orna. E também as paradas mais de fôlego eu não tenho conseguido postar. Mais por falta e foco do que de tempo (começo mil coisas, termino nenhuma).

Vou tentar usar o blog como blog mesmo, assim eu boto as coisas pra fora, mesmo que as idéias não estejam maduras. E vou divulgar no Twitter pra ver se algum abigo me acompanha nessa aventura.

Considerando Mastodon, ou outras partes do fediverso

Mas aí, então, como eu dizia, as microbestagens. Tenho vontade de postar umas coisinhas assim, e estou me abrindo de novo pra possibilidade de usar rEdEs SoCiAiS. Mas Twitter não dá.

A opção mais óbvia é Mastodon. Achei uma instância chamada URSAL.zone! O nome é genial kkkkk! Agora vejam bem, muitos amigos meus se propõem muito mais anticapitalistas que eu, e tão aí, dando força pras megacorporações. Quem sabe assim eles considerem uma alternativa.

Mas not sure ainda. A lista de instâncias que a URSAL bloqueia não apresenta justificativas. Pior que isso parece ser prática comum. E mesmo quando as instâncias apresentam justificativas de bloqueio, é coisa vaga: “spam”, “nazistas”, coisa assim.

Tem uns sites que listam servidores pra quem tá procurando, mas a URSAL não consta em nenhum deles, o que é curiouso. Mas real, parece uma instância boa, comunidade bacana.

Qual a diferença entre Mastodon, Pleroma, e GNU social?

GNU social é o menos usado, mas eu gosto que tem GNU no nome.

Opa, tô vendo aqui que o GNU Social usa OStatus, e não ActivityPub. Eu gosto de ser do contra, mas não vai ser desta vez. Geral tá usando ActivityPub então vou nessa. Tchau GNU.

Os outros dois se comunicam entre si. Mastodon é mais pop, Pleroma é aparentemente um servidor mais leve. O Mastodon tem RSS, mas é bem tosco.

Uma coisa bonita, é como as páginas dos termos de uso e de regras de cada instância estão padronizadas e completas. Quando eu estudei a questão, anos atrás, pré-ActivityPub, era tudo muito, muito bagunça.

To considerando o koyu.space porque eles também têm cápsulas de Gemini, e eu quero. E Peertube também! Mas não vou dar esse passo antes de considerar outros servidores de Gemini, e outras instâncias (principalmente brasileiras) do fediverso.

O Twitter é essa GRANDE bagunça, e, surpresa, o fediverso também é. Mas não me interessa muito isso de saber tudo que tá rolando, conversar com gente que eu não conheço. Eu usaria mais só pra acompanhar os abigos, e pra experimentar, o jeito ideal seria convencer os amigos, o que é difícil quando nem eu estou convencido. No momento eu ficaria feliz se conseguisse causar pelo menos curiosidade.

Uma coisa que é importante salientar, é que o fediverso é MENOS privativo do que o Twitter. Quer dizer, se você tem conta aberta, não faz grandes diferença; mas se você tem cadeadinho, pra só seguidores aprovados verem as suas mensagens, aí complica.

A plataforma tem acesso a todos os seus dados (nada aqui tem criptografia ponta-a-ponta). Se você tem uma conta no Twitter, então confia que ele não vai fazer uso malicioso dos seus dados, e que ele vai mantê-los protegidos de hackers. Se você tem uma conta numa instância do fediverso, você confia naquela instância do mesmo jeito, mas é pouco provável que servidores independentes sejam mais seguros que os servidores da megacorporação. Além disso, você confia nos seus seguidores; todos pediram pra te seguir e você aprovou. Mas se você tem seguidores em outra instância, os adminstradores dessa instância também têm acesso aos seus dados, e você não necessariamente confia neles; além de ser mais um ponto vulnerável.

Isso não é tão absurdo, veja bem. E-mail tem mais ou menos o mesmo problema. Mas eu esperava mais dessa modernidade toda.

Mas olha, eu tô gostando de escrever assim, talvez nem precise fediversar, afinal.

Small init is Beautiful

ESTOU PENSANDO CÁ COM MEUS BOTÕES QUE A TECNOLOGIA INTERMÉDIA PROPOSTA POR SCHUMACHER NÃO ERA BOA SÓ PROS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO 50 ANOS ATRÁS, MAS PRA TODO MUNDO HOJE E NO FUTURO

Tecnologia simples, acessível a indivíduos e pequenas organizações, empodera. Uma tecnologia tecnicamente mais eficiente, mas mais complexa e que exige maior concentração de recursos, tem o efeito oposto.

Por isso que eu tô aí desconfiado do systemd. Um troço grande e complexo que substitui um monte de ferramentas menores. Daí o negócio vai ser todo controlado pelas corporações, e tudo vai depender do systemd, e quando der ruim já vai ser muito difícil voltar atrás. Lá se vai a liberdade efetiva do software.

Mas não sei das vantagens também. Pode ser que a ferramenta seja boa mesmo.

Não me surpreende as distros corporativas abraçarem o systemd, e o Arch parece não ter grandes compromissos com o software livre. Mas quero entender por que o Debian foi pra esse lado. Preciso estudar mais, mas é algo muito, MUITO técnico, além da minha capacidade.

And now for something completely different

Eu queria saber qual é a graça de IRC. Porque tem essa galere que gosta muito de IRC, e é uma galere que gosta das coisas que eu gosto, então eu provavelmente ia curtir também.