Começou a rodada de indicações para o prêmio de Melhor Jogo Combinatorial de Dois Jogadores de 2020 (aka Melhor Abstrato). Tem jogo de gente da comunidade, jogo de fora, umas paradas alienígenas, muitas variações sobre alguns temas, e algumas dificuldades para a competição deste ano.


Quando digo “gente da comunidade”, me refiro aos designers e entusiastas que costumam se reunir no subfórum de Abstratos do BGG. Os jogos produzidos por essa galera geralmente são jogos de alta estratégia, não comerciais, enquanto que os de fora frequentemente são jogos comerciais, superproduzidos e relativamente rasos. Há exceções, é claro.


Eu acompanho a comunidade faz tempo. Houve épocas de quietude, mas hoje em dia o fórum está bem ativo, com gente nova que chegou chegando, e gente sumida que voltou.

Geralmente, quando alguém traz uma idéia inovadora, isso causa uma onda de variações sobre o mesmo tema. E em 2020 teve alguns temas que repercutiram – e nenhum deles me empolgou. Um deles é o tema de múltiplas linhas de visão. Não sei se Tumbleweed foi o primeiro jogo dessa linha, mas é o que mais se destaca, e o queridinho do ano, com altas chances de ganhar. A idéia básica é que, quando você coloca uma peça no tabuleiro, essa peça é mais forte se conseguir enxergar outras peças – isto é, se você olhar para cada direção possível em linha reta a partir da peça colocada, e tiver outra peça do mesmo jogador, sem nenhum obstáculo entre elas. Me parece meio chatinho de visualizar.

Outra tendência foi a que começou com Slyde, do mesmo autor, Michał Zapała – um jogo que começa com todas as peças no tabuleiro, numa disposição em xadrez, e cada jogada consiste em trocar de lugar duas peças de cores opostas adjacentes. Uma delas fica travada. O objetivo é ter os maiores grupos de peças da sua cor. É um jogo que foi muito bem recebido, muito comentado quando saiu, mas parece não estar tendo muita força na competição. Acabou gerando um número grande de jogos com princípios similares, muitos deles pelo rei das variações, Luis Bolaños Mures. Como em outras vezes, Luis se empolga tanto que não dá nem ânimo de olhar os jogos dele. “Será que eu já vi esse? Ou foi o outro? Ah, sei lá...”

Também rolou uma onda de variantes de Amazonas (Walter Zamkauskas). Blé. Se bem que o Partisans do Luis Bolaños me parece bem mais interessante que o original.


Mas cada vez eu me sinto mais desconectado da comunidade. Às vezes parece que é uma galera que tem uns cérebros de outra dimensão, que faz uns jogos muito alienígenas. Um bom exemplo é Ex Nihilo, de Michael Amundsen. Cada casa vazia no tabuleiro tem uma pilha de zero peças. Sempre que você move uma pilha mais pra perto do centro do tabuleiro, essa pilha cresce, então se você move essa pilha de zero, ela passa a ter uma peça – ex nihilo. Ou Faust do Corey Clark, no qual você muda a cor de um retângulo de peças se ele for de uma cor uniforme, e a linha de peça de cada lado dele seja também de cor uniforme, e você tiver a maioria das peças desse perímetro. Não, cara, não é intuitivo!

Talvez sejam jogos que se revelem uma vez que você comece a jogar, mas nenhum deles me deu muita vontade.


Uma coisa que foi muito útil na competição do ano passado foi que Stephen Tavener implementou muitos jogos, quase todos os finalistas, no Ai Ai, então estava fácil jogar contra uma inteligência artificial para experimentar o jogo. Não é o ideal, mas quebra um belo galho. Mas Stephen está sem tempo este ano, talvez implemente só uns poucos...

Outra coisa que teve talvez um pequeno impacto é que o nestorgames parou de produzir uma cacetada de jogos (primeiramente por questão de falta de matéria prima, mas também por outros motivos), e os manuais sumiram do site. Felizmente, estão sendo todos tranferidos pro BGG.


Eu pessoalmente vou dar meus pitacos na rodada de indicações, mas não vou votar na rodada final. Ano passado joguei todos os jogos que pude no Ai Ai, mas são muitos jogos, e tem que jogar um número mínimo de vezes pra fazer uma avaliação digna. Dá bastante trabalho, e não tenho tempo nem energia pra isso.

Mas vamos ver, vou comentar alguns jogos com mais detalhes quando sair a lista dos finalistas.

#JogosAnalógicos