Grande bafafá no PSOL: Erundina acusa seus colegas de partido de fisiologismo. Será se é?
Os dez deputados do PSOL ficaram divididos entre lançar candidatura própria à presidência da câmara dos deputados, e apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) contra a de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro. Quem desempatou foi a direção do partido, decidindo pela candidatura de Luiza Erundina (PSOL-SP).
A votação é como uma votação presidencial nacional: se não tiver maioria absoluta no primeiro turno, os dois candidatos mais votados vão prum segundo turno. Então, por mais que o PSOL costume se opor ao MDB, nesse tipo de eleição é necessário votar estratègicamente para obter o resultado menos pior.
O PSOL vai necessariamente apoiar Rossi no segundo turno. Apoiá-lo logo no primeiro ajudaria a garantir que ele esteja presente no segundo. Mas o apoio dos 10 do PSOL é provavelmente irrelevante. No dia 15 de janeiro, segundo o Terra, a disputa Rossi vs Lira estava a 281 vs 179. Segundo a CNN, no dia 22, era 236 vs possíveis 269. Isso de um total de 513 deputados. A candidatura do PSOL acaba sendo mais simbólica do que qualquer coisa.
Mas e aí, será que metade do PSOL queria apoiar Rossi em troca de alguma coisa? Até é possível, mas muito pouco provável. O partido tem todo um histórico de não fazer esse tipo de aliança, e não tem peso pra exigir nada, não passaria na frente de PT, PSB, PDT e PCdoB. Seria um sacrifício da honra em troca de nada, principalmente sabendo que eles invariavelmente apoiarão Rossi num segundo turno.
Dados curiosos: – Erundina foi ministra de Itamar Franco, e fez chapa pela prefeitura de São Paulo com Michel Temer. Eu pessoalmente não sei dizer o significado disso – será se o PMDB já era ruim 15, 25 anos atrás? – Segundo Ivan Valente, Rossi votou junto ao governo mais até do que Lira. Ainda assim, o PSOL está 100% contra Lira.
Fontes: – Terra – PSOL lança Erundina candidata à presidência da Câmara – Carta Capital – ‘É uma grande mentira’, diz Ivan Valente, sobre troca de cargos entre PSOL e Baleia Rossi – CNN Brasil – À espera de adesão do Podemos, Lira pode chegar a 269 votos; Rossi tem 236 – No Minuto – Candidatos do PSOL se desentendem sobre candiadtura de Erundina