Hoje eu estou com a cabeça nebulosa, como soe ser ultimamente (acho que fritei meu cérebro real naquela época em que eu não dormia). Mas, estranhamente, o corpo sapeca. Lógica, matemática? Terrível. Mas uma caminhada de ida e volta, somando uma hora, até o supermercado mais próximo? Aw yiss!

Uma observação interessante: parece que o humor acompanha o corpo, e não a mente.

...

Tem várias coisas que eu queria fazer, mas exigem a combinação exata de: ter tempo + ter a cabeça boa + estar de bom humor. Tá difícil todos os três ao mesmo tempo. Queria, entre outras coisas, ajeitar minha cápsula Gemini, e responder a uma discussão sobre Creative Commons e copyleft.

...

Eu acho muito gozado pessoal falando mal do Elon Musk. Acho gozado porque nunca vi ninguém falando bem de Elon Musk. Não sei qual é a relevância desse cara. Simpatizo, porque concentração de riqueza é ruim. Mas ainda acho gozado.

Mas agora ele comprou o Twitter, e alguns dos meus amigos mais ferozmente anticapitalistas são tuiteiros. Quero ver se eles vão sair. Acho que não.

Mas é uma oportunidade boa pra levantar a bandeira das alternativas. Eu boto fé em blogs + RSS. O que mais falta nessa equação é o RSS, que acho que geral não conhece, e tem medo de ser complicado. Eu mesmo não tenho ajudado nesse aspecto. Tô querendo mudar do Akregator pro QuiteRSS, e aí vou poder ajudar mais a galere.

Claro que tem ainda um outro aspecto, mais social media modernex, que os blogs não cobrem: curtidas e compartilhamentos têm que ser substituídos por algo mais artesanal. Tem gente que vai sentir falta do modernex. Pra eles existem coisas como Mastodon (e pros meus amigos comunistas recomendo em especial a ursal.zone). Mas eu pessoalmente não uso, e não tô em posição de ajudar ninguém.

E ainda me parece que, sim, Mastodon é mais simples de começar a usar do que blogs+RSS. Mas a tecnologia por trás, e as implicações de segurança e privacidade são mais complicadas.

...

Continuo jogando SS14 ocasionalmente. Apareceu até um servidor BR, mas intermitente, só por alguns dias. Mas eu fiquei várias horas no servidor testando algumas coisas, e não apareceu mais ninguém. O jogo precisa de uma massa crítica grande pra rodar legal, e a pouca população que tem se concentra num dos servidores oficiais.

Por um lado, me empolga muito a idéia de poder jogar falando em fucking português. Passo muito tempo na internet anglófona, e tenho saudades da minha língua. Por outro lado, nunca conheci uma comunidade brasileira online que prestasse. Mesmo as gringas são frequentemente tóxicas, mas lá ainda se acha algumas comunidades gracinha. Nos BR, nunca vi. E o SS14 tem uma dependência aguda de boa moderação. Sem moderação, o negócio desmorona fácil demais. E agora a moda é Discord, galera só se apresenta e se organiza via Discord. Eu nem sei como que é o Discord, só sei que é um walled garden daqueles bem walled mesmo, nem tenta parecer que não é, e eu aprendi a ficar longe dessas bostas. Vou evitar o quanto puder.

...

Houve muitas tentativas de reimplementar o SS13 que foram caindo pelo caminho. Hoje, incrivelmente, tem três em andamento: Space Station 14, Unity Station, e Space Station 3D. Não vou falar do 3D porque é o mais diferentão, que vai mais além de uma simples reimplementação, e parece andar mais devagar. E porque não sei quase nada sobre, hue.

O US tenta reimplementar o jogo mais fielmente, é o que teve o seu desenvolvimento mais rápido, e era o mais popular no começo. O SS14 tenta fazer algumas coisas diferentes em termos de interface e física, mas ainda usa os gráficos do original. Esse teve um desenvolvimento mais lento, porém, digamos, mais confiável.

Eu nem considero jogar o US por uma série de motivos. Unity, proprietário e pesadão, o que é ruim por si só, mas aparentemente também tem consequências problemáticas pro desenvolvimento e pra segurança; comunidade que só se articula via Discord. Enquanto que o SS14 usa uma engine própria, 100% livre, tem um site próprio, fórum, wiki. Muito mais bem apresentado. Os relatórios de desenvolvimento que os caras postavam muito antes de o jogo ser realmente jogável passam uma confiança enorme.

Não sei se por isso, mas a comunidade acabou caindo mais pro lado do SS14. Digamos que, em termos de interesse, 2/3 da comunidade aposta no SS14, e 1/3 no US. Em termos de número real de jogadores, entra a questão da massa crítica: sempre tem pelo menos umas 40 pessoas jogando SS14, e frequentemente o dobro disso, enquanto que os servidores do US estão frequentemente vazios, e chegam a ter o que, quando cheios? 20? 30?

...

O Reddit é um cu, mas tem muita coisa boa lá (ah, essa web moderna). Particularmente a interface me ofende de tão desconfortável. Descobri recentemente uma ferramenta bacanuda pra acessar o Reddit. Se chama rtv, é uma ferramenta de linha de comando. Gostei, é simples, mais ou menos intuitiva. Fui saber mais, e descobri que o autor abandonou o desenvolvimento, porque o Reddit é tóxico e ele não quer continuar apoiando, e que eventualmente teria mudanças a API do Reddit e a ferramenta pararia de funcionar.

Dois ou três dias depois que eu comecei a usar o rtv, não deu outra, começou a dar ruim. Não consigo mais navegar as páginas iniciais dos subreddits. Ainda dá pra acessar tópicos indivualmente, então ainda tá bom demais. Mas recomendo. Acho que tem pra Linux só. =P