Pensando cá com meus botões.

Eu sempre digo que o Facebook é hostil pra quem é de fora do Facebook. Parte da informação que se encontra lá fica totalmente inacessível. Outra parte, você tem que lidar com um banner ENTRE NO FACEBOOK que ocupa um terço da tela, e em cima disso pop-ups de ENTRE NO FACEBOOK.

Se eu me mudar pra uma cápsula na geminisfera (bem provável), isso também pode ser lido como algo hostil. O Facebook é supostamente um espaço aberto ao público, mas exige a criação de uma conta pra ser acessado confortavelmente. A geminisfera é tão aberta quanto a Web (ou mais!), mas exige um navegador adequado. Do ponto de vista do indivíduo, são barreiras. Não importa se o Facebook é um câncer, e o Gemini um bálsamo. O pragmatismo pesa muito.

Pior, fazer uma conta no Facebook é até um processo mais intuitivo. Como escolher dentre os muitos navegadores de Gemini? O Lagrange parece ser o mais popular dos de desktop, mas por que caralhos ele não vem com busca configurada?

O Gemini é muito mais simples que a Web, mas, por ser novo, é estranho e imaturo.

Bom, eu insisto que é um erro pensar que “as pessoas estão no Facebook”. Se você quer alcançar as pessoas, um espaço na Web aberta é fundamental.

E se eu quiser me enfiar na geminisfera, é problema meu. Até porque NINGUÉM ME LÊ MESMO.