Recebi esta mensagem, sem citação de fonte:

Parlamentares do PT e do Psol acionaram o Ministério Público de São Paulo contra a prefeitura de Sorocaba (SP). A ideia é impedir o tratamento precoce utilizado no enfrentamento do coronavírus. Na sexta-feira 19, o Poder Executivo municipal anunciou a utilização dos medicamentos ivermectina, azitromicina, paracetamol e dipirona de modo a aliviar o sistema público de saúde, com menos internações. O “kit covid-19” pode ser retirado em qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Movem o processo as deputadas do Psol Mônica Seixas e Sâmia Bomfim, em parceria com o ex-vereador do PT Raul Marcelo. O trio garante que a terapêutica não tem comprovação científica. Reportagens publicadas na Revista Oeste, porém, mostram que pacientes infectados pelo patógeno, e que utilizaram as drogas, venceram a doença provocada pelo vírus chinês. Além disso, municípios que adotaram o protocolo registraram redução nas internações, a exemplo de Porto Feliz (SP) e São Lourenço (MG).

Vamos a eles, Asterix?

É, Sâmia Bomfim e Raul Marcelo estão mostrando ignorância e/ou má fé. Sâmia diz que os remédios são comprovadamente ineficazes e prejudiciais, o que é mentira, como veremos mais adiante. Raul Marcelo contribui pra desinformação, compartilhando notícias (ou, mais frequentemente, screenshots de manchetes), omitindo pontos importantes, insinuando que é tudo uma coisa só. As notícias que falam mal do kit Covid apontam casos de abuso, automedicação, e uso de (hidroxi)cloroquina. É diferente do uso, com orientação médica, de ivermectina e azitromicina.

https://twitter.com/samiabomfim/status/1374856070150168577 https://twitter.com/raulmarcelo_/status/1374852759984480257 https://twitter.com/raulmarcelo_/status/1374459314920775681 Unicamp confirma caso de hepatite medicamentosa relacionada ao 'kit covid Coronavírus: Chefes de UTIs ligam ‘kit Covid’ a maior risco de morte no Brasil

Todo mundo é capaz de achar um ou outro estudo sugerindo que droga é eficaz, ou que não é eficaz. É preciso salientar que ciência não funciona assim. Tem que considerar relevância estatística, metodologia, variáveis, reprodutibilidade. A expectativa é de que a ivermectina possa desacelerar a reprodução do vírus, mas o consenso científico sobre sua eficácia é ainda inconclusivo. Pelo menos a droga é relativamente segura.

NIH Covid-19 Treatment Guidelines – Ivermectin

Sobre a azitromicina, sabemos ainda menos. Nos primeiros estudos, a azitromicina estava sempre associada à (hidroxi)cloroquina, que hoje sabemos ser prejudicial. A pesquisa sobre a azitromicina sem essa associação ainda é incipiente. A droga tem algum potencial antiviral e anti-inflamatório, mas não o suficiente para justificar seu uso. Sua função principal é combater infecções bacterianas que venham a pegar carona no organismo debilitado. Os riscos do uso da azitromicina são baixos... para o paciente.

O grande mal da azitromicina é o seu abuso, não só por indivíduos, mas pelos sistemas de saúde. Levantamentos feitos nos Estados Unidos e Reino Unido mostram que a grande maioria dos pacientes infectados com Covid receberam antibióticos, sendo que apenas uma parcela ínfima deles tinha necessidade disso. O uso desnecessário de antibióticos leva a um fortalecimento generalizado de bactérias. Já temos um aumento nos casos de gonorréia, que é tradiconalmente tratada com azitromicina e está ficando cada vez mais resistente. Há tempos já se fala em super gonorréia, mas há um aumento recente relacionado à Covid-19. E a gonorréia aumenta a transmissão de outras doenças, como a AIDS.

NIH Covid-19 Treatment Guidelines – Chloroquine or Hydroxychloroquine With or Without Azithromycin Rationale for azithromycin in COVID-19: an overview of existing evidence Mutant ‘super gonorrhoea’ strain on rise in perfect storm with Covid-19 as STI could become ‘untreatable’

Ainda que pudéssemos ficar tranquilos quanto aos efeitos colaterais dos remédios, não teria problema, certo? Ainda são potencialmente benéficos, certo? Bom, não se considerarmos que essa verba poderia ter sido mais bem utilizada.

Além do argumento de ineficácia e perigo dessas drogas, há o do mau uso do dinheiro público, que deveria ser usado para sedativos, necessários pra uma paulada de procedimentos, e que estão em falta. Ou então, pasmem, vacinas! Jornais têm noticiado um atraso na vacinação em relação a outras cidades. De fato, puxando dados do vacinômetro do Estado de São Paulo do dia 25/03, Sorocaba estava na posição 506 de 645, em termos de porcentagem de vacinação (~4%). Uma cidade que está pedindo doações pra comprar vacinas não deveria gastar recursos levianamente.

Diretor de hospital que atende 48 cidades diz que medicamento para intubar só dura mais uma semana Ritmo de vacinação em Sorocaba gera críticas de moradores Dados Abertos – Governo do Estado de São Paulo (só é possível acessar a versão mais recente dos dados) Prefeitura lança campanha inédita Vacina Sorocaba para custear vacinas e outros recursos de enfretamento à Covid-19

(A título de curiosidade, Jundiaí estava na posição 364, com ~5% de vacinação. Ambas cidades estão entre as com o maior PIB per capita do estado. Em primeiro lugar estava Flora Rica, cidadezinha bem lá embaixo no quesito PIB per capita, com ~17%.)

Lista de municípios do Brasil por PIB per capita

Não consegui descobrir exatamente qual foi o pedido que o trio fez ao Ministério Público. Há outra representação, anexada, feita por outros políticos dos mesmos partidos: Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (PSOL) e Francisco França (PT). “Os parlamentares solicitam que o MP adote providências para a retirada imediata do protocolo de tratamento precoce na rede municipal de Saúde de Sorocaba e analise a eventual responsabilidade do Prefeito por danos ao erário por adoção de tratamentos cuja eficácia não tem comprovação científica.” O Ministério Público, no entanto, apesar de acatar as representações, não demonstra interesse em impedir o tratamento, mas quer investigar se os médicos estão sendo forçados a recomendar esse tratamento, e se a compra foi feita em quantidades adequadas à demanda e por preços adequados.

https://twitter.com/raulmarcelo_/status/1374520750082691072 Ministério Público é acionado para investigar adoção de “tratamento precoce” com “kit COVID” pela Prefeitura de Sorocaba Ministério Público é acionado para investigar “tratamento precoce” com “kit COVID” em Sorocaba MP questiona prefeitura sobre tratamento precoce para Covid PSOL vai à justiça contra prefeito de Sorocaba por iniciar ‘tratamento precoce’ contra a Covid-19

Resumão: galera do PSOL e do PT age bem bem se opor à compra desses medicamentos e ao uso como protocolo padrão da azitromicina, mas age mal em se opor ao uso da ivermectina que já foi comprada. Mas age mal mesmo espalhando meias verdades, enlameando os fatos e dando um ar de falsidade às próprias causas.

#PolíticaSP #PolíticaBrasil


Tentei formatar esse post com um estilinho Gemini, acho que gostei.

O que que é Gemini? Ah, isso é assunto prum outro post...