Seleta de links que deveria ter saído no fim de maio (oof)
Why Sharing Academic Publications Under “No Derivatives” Licenses is Misguided Pourquoi diffuser des travaux de recherche sous licence « Pas de modification » n’est pas une bonne idée Eu ia acabar falando sobre isso uma hora ou outra. Quase nunca é boa idéia usar licenças que não permitem derivação. O artigo é voltado ao mundo acadêmico, mas vale pra geral também. Esse tipo de licença só serve pra limitar infrutiferamente o alcance da obra. Todas as licenças CC dão certa proteção à integridade do autor e da obra. A CC BY-NC controla mais, mas não chega a impedir todo e qualquer uso da obra.
10 principles for good design – by Dieter Rams O melhor de todos é o último: “O bom design é o mínimo de design”.
Brief thoughts on secure communications with GPG keys in 2020+ De que adianta você ter suas chaves de criptografia, se seu hardware é cheio de backdoor, hem? HEM?!?
Audiobooks are dangerous Um devaneio semicoerente sobre estar sozinho com seus próprios pensamentos.
News site Stuff left Facebook. Seven months later, traffic is just fine and trust is higher Mais especificamente, antes de abandonar o Facebook, o jornal neozelandês Stuff passou um ano sem promover seu conteúdo na plataforma, e fez zero diferença. A diretora do jornal estima que a queda de visualizações atribuíveis ao Facebook foi pequena (mas é um jornal grande na Nova Zelândia, e isso tem que ser levado em consideração). O efeito mais marcante e preocupante é que o alcance diminuiu muito em populações marginalizadas (suponho que um bando de coitado que depende de “acesso grátis” ao Facebook pra ter alguma internet).
Ad Tech Could Be the Next Internet Bubble – The scariest thing about microtargeted ads is that they just don’t work Segundo estudos, a eficácia da publicidade personalizada é enormemente exagerada. Há quem compare esse “investimento podre” ao que causou a bolha imobiliária nos Estados Unidos. Links muito bons no fim do artigo, incluindo um sobre a agência de notícias holandesa que trocou a publicidade personalizada por publicidade contextual e só lucrou com isso. (só acho curioso que os mesmos artigos que dizem que publicidade personalizada não funciona também levam muito a sério a capacidade dessa publicidade de manipular politicamente as pessoas)
Règlement de censure terroriste adopté: résumons União Européia adota medidas para censurar o terrorismo na internet, mas a definição de terrorismo adotada é extremamente ampla, e a ordem de censura vem do executivo sem qualquer controle judiciário, dando grande margem à perseguição política. Recorrer de uma decisão dessas é possível, mas inviável. O conteúdo tem que ser retirado do ar em menos de uma hora, o que pode ser difícil pras pequenas plataformas, e vai estimular as grandes plataformas a adotar censura prévia automática, que sempre dá falsos positivos.
Has the time finally come for universal basic income? Experimentos e estudos no mundo todo (alguns em larga escala) têm demonstrado que a Renda Básica Universal funciona. A economia melhora, a saúde melhora, os estudos aumentam, a desigualdade de gênero diminui, e o consumo de drogas também! O medo de que as pessoas vão parar de trabalhar é infundado – elas continuam trabalhando do mesmo jeito. Os Estados Unidos QUASE aprovaram a Renda Básica Universal nos anos 60! É viável!